Make your own free website on Tripod.com
Compositores

Home

Beethoven | Brahms | Chopin | Carlos Gomes | Chiquinha Gonzaga | Grieg | Händel | Mozart | Ravel | Schumann | Strauss II | Tchaikovsky | Vivaldi | Villa-Lobos
Mozart

Wolfgang Amadeus Mozart


Nascido: Salzburg, 27 de janeiro de 1756,

Falecido em: Viena, 5 de dezembro de 1791,

mozartp.jpg


À idade de quatro ele poderia aprender um pedaço de música pela metade uma hora. Às cinco ele estava jogando inacreditavelmente bem o clavier. Às seis ele começou a compor, enquanto escrevendo as primeiras sinfonias dele à idade de oito. Ele constantemente estava por toda parte travelling a Europa com o pai dele, Leopold Mozart (1719-1787), violinista, o compositor secundário e Vício-Kapellmeister no tribunal do Arcebispo de Salzburg. Foram exibidos os feitos musicais e truques de Wolfgang jovem aos tribunais (começando em Munich em 1762), para acadêmicos musicais, e para o público. Entre as idades de sete e quinze, o Mozart jovem gastou a metade do tempo dele em excursão. Durante estas excursões, ouviu o Mozart, vários europeu absorvido, e instruído idiomas musicais, cristalizando o próprio estilo maduro dele eventualmente.

Esperando achar um poste ideal fora da cidade de casa sonolenta dele de Salzburg e o archiepiscopal detestado completamente cortejam, em 1777 Wolfgang foi em uma excursão com a mãe dele para Munich, Mannheim, e Paris. Estava em Paris que a mãe dele morreu de repente em julho, 1778. Sem prospectos de um trabalho, Mozart dejectedly voltaram a Salzburg em 1779 e se tornaram o organista de tribunal ao Arcebispo. Mozart alcançou uma demissão incerimoniosa finalmente do tribunal de archiepiscopal em 1781, e depois disso se tornou um dos primeiros músicos em história embarcar em uma carreira independente, sem benefício de igreja, corteje, ou um protetor rico. Mozart se mudou para Viena onde ele viveu durante um tempo com o Webers, uma família que ele tinha se encontrado em 1777. Ele Constanze Weber eventualmente casado em of1782 de agosto, contra os desejos e ordens rígidas do pai dele. Então durante um tempo, coisas começaram a parecer luminoso para o compositor jovem. Começando em 1782 com o Singspiel Die Entführung aus dem Serail (O Rapto do Seraglio), o Mozart começou a virar fora uma obra-prima depois de outro em toda forma e gênero.


Mozart provavelmente é o único compositor em história ter escrito obra-primas indisputadas em virtualmente todo gênero musical da idade dele. As serenatas dele, divertimenti e danças, escritas em pedido para o entretenimento e festas ao ar livre da nobreza, se tornou synonomous com a idade Clássica " de elegância, " e é exemplificado talvez melhor pela Serenata famosa em G principal que o compositor chamou kleine de Eine Nachtmusik (música UM pequeno noturna).


Em Viena, se tornou o Mozart um regular no tribunal de Imperador Joseph II (1741-1790), onde ele escreveu muito da maior música dele. Uns provando dos trabalhos maduros de Mozart incluem um rolo de honra virtual de obra-primas musicais: os últimos dez quartetos de fio, os quintetos de fio, e o Quinteto para clarinete e cordas; a Massa em C secundário e o Réquiem inacabado; a Serenata para treze instrumentos de vento, o concerto de Clarinete, os recentes concertos de piano, e as últimas seis sinfonias. Mozart mais que vinte concertos de piano permanecem que modelos do concerto clássico formam, desenvolvido com o passar do tempo por ele em trabalhos de largura sinfônica e extensão. Os concertos começam freqüentemente primeiro com uma forma de sonata elaborada movimento, seguido por um segundo movimento tenro e melodioso, e normalmente concluem com um rondo vivo, atrativo, como no Concerto de Piano não. 22 em E-apartamento. Nas últimas três sinfonias dele, o segundo de qual é a grande Sinfonia não. 40 em G secundário, o Mozart infundiu esta forma com uma paixão e expressividade desconhecido de em escritura sinfônica até o advento de Beethoven.